Segundo dados da Polícia Militar de Sete Lagoas mais de 15 mil pessoas participaram da festa de Santa Helena, realizada na última semana. De acordo com a Comissão Zeladora Capela de Santa Helena, a mobilização popular, aliada ao apoio da Administração Municipal, foram determinantes para que as atividades atendessem ao objetivo de divulgar a cultura local e manter viva a maior festividade popular que Sete Lagoas possui: a tradicional e centenária Festa da Serra de Santa Helena.
A Festa anualmente leva milhares de pessoas até o alto da Serra, com o cortejo de Congados e Moçambiques. O evento é influenciado por propósitos religiosos, mas também resgata tradições da nossa ancestralidade africana, tão presente na cultura brasileira.
As secretarias de Meio Ambiente e Obras estiveram envolvidas na preparação e montagem da estrutura para a realização da festa. Ao final dos festejos, porém, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, mesmo com várias lixeiras espalhadas pelo local, foi possível observar bastante lixo pela Serra de Santa Helena, patrimônio religioso, ecológico e cultural da cidade. Segundo o Secretário, Cláudio Ribeiro Figueiredo (Busu), “a equipe responsável pela limpeza urbana esteve no local durante toda a festa, mas, devido ao grande volume de lixo, não foi possível realizar toda a limpeza no mesmo dia. No início dessa semana, uma equipe de limpeza foi especialmente deslocada para realizar a limpeza da Serra de Santa Helena”, confirmou o secretário.
Da redação