Sete Lagoas acaba de ganhar um aliado na luta contra os maus tratos aos animais, além de incentivar à posse responsável. A Organização Não Governamental (ONG), Associação de Proteção e Amparo aos Animais (Amigo Bicho), foi fundada em Fevereiro deste ano e tem como objetivos zelar pelo bem-estar físico e psicológico de cães e gatos, promovendo ações e projetos para os cuidados com os animais de estimação. Os recursos são próprios ou advindos de convênios ou outras formas de parceria. Um dos pilares da instituição é informar, esclarecer e educar a população, a fim de criar uma cultura de respeito e cuidado com os animais. Bem como estimular a adoção, organizando campanhas de doação e esterilização dentre outras atividades.
A Amigo Bicho conta com uma diretoria ativa nas áreas administrativa, técnica, financeira e de marketing. Além dos seus fundadores, a organização também está aberta para trabalhos de colaboradores e voluntários que compartilhem com a mesma ideologia da ONG.
Mudança de comportamento
Uma das metas da organização é estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais e participar da formulação e execução das políticas públicas de proteção aos animais. Em Sete Lagoas diversas espécies de cães e gatos, filhotes ou adultos ainda são retirados das ruas pelo Centro de Zoonoses. A organização visa mostrar às pessoas que os animais quando estão na rua, além de serem um foco de doenças e correrem riscos de morte, podem ter um destino diferente.
Feira de Adoção
A primeira grande ação da ONG vai acontecer no próximo sábado (26). Uma feira de adoção será feita e o intuito é encaminhar a um lar os animais que estão, hoje, aos cuidados da associação. Por enquanto, o espaço destinado ao abrigo destes animais tem sido a clínica veterinária e pet shop Mundo Animal empresa parceira da associação. Sete canis foram destinados para acolhê-los e a estrutura de consultórios também é usada para cuidar dos mesmos.
Durante a feira os interessados em adotar um animal terão que preencher uma ficha de posse responsável. De posse dos dados a associação saberá da história de cada animal, além de assegurar que o mesmo esteja sendo bem tratado.
Por experiência própria, alguns protetores de animais e membros da organização sabem que, para diminuir o número de animais abandonados nas ruas, basta um pouco de conscientização e divulgação de que todos, mesmo que pouco, podem contribuir para acabar com este problema.
Serviço: Feira de Adoção ONG Amigo Bicho
Dia: (Sábado) 26/05
Hora: 8h às 12h
Local: Mundo Animal (Rua Santa Helena, 329, Canaan)
Da redação, com informações ONG Amigo Bicho