No início deste semestre a Faculdade Promove de Sete Lagoas e a Faculdade Setelagoana de Ciências Gerenciais (Fascig) se envolveram na campanha de sustentabilidade. Desde 2009 que as Faculdades têm, em suas dependências, a coleta seletiva do lixo e a coleta do óleo de cozinha saturado. O material reciclável coletado nas Faculdades é encaminhado para a ACMR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis), que faz a separação dos materiais, prensagem e venda, gerando emprego e renda a 30 famílias associadas.
O óleo vegetal saturado é recolhido pela Recóleo – empresa de Belo Horizonte –, através da representante local. Na Recóleo, o óleo passa por um sistema de filtragem (desenvolvido na própria empresa) e, após o tratamento, é transformado em biodiesel.Toda a comunidade acadêmica (funcionários, alunos e professores) abraça a campanha, sendo orientada a descartar os materiais recicláveis nas lixeiras corretas e a trazer o óleo vegetal saturado para o reaproveitamento sustentável.
Como é de conhecimento de todos a preservação ambiental começa com pequenas atitudes diárias que ao final fazem toda a diferença. Foi pensando assim que, que no último dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, as Faculdades Promove fizeram uma ação muito bacana envolvendo a comunidade acadêmica. Durante o horário de início das aulas, foram distribuídas nos dois Campi da instituição lixeirinhas para serem colocadas nos carros, uma ação que visa conscientizar e orientar a todos para não poluir o Meio Ambiente.
por Ascom Promove