Tradicional no calendário comemorativo da cidade de Cordisburgo, a Semana Roseana, dedicada aos estudos do escritor João Guimarães Rosa, natural da cidade, tem como tema este ano “Guimarães Rosa: 60 anos da viagem de 1952 pelo sertão de Minas”. O evento acontece na semana entre os dias 24 e 30 de Junho.
A Semana Roseana, acontece há mais de 20 anos em data próxima ao aniversário de nascimento de Guimarães Rosa e atrai turistas, pesquisadores e admiradores da obra do escritor de diversas procedências. O evento abrange diferentes atividades como oficinas literárias, de música, de artes plásticas (desenho, xilogravura) e de fotografia; palestras; apresentações teatrais; lançamento de livros; feiras de artesanato e shows musicais.
Um dos eventos mais esperados da Semana Roseana é a Caminhada Eco-literária, que percorre sítios referidos pelo escritor, como a antiga Estação Ferroviária, descrita no conto Sorôco, sua mãe e sua filha; a antiga residência do escritor, hoje sede do Museu; a Capela de São José; a Igreja do Rosário e a Fazenda Bento Velho, ambas citadas em Recados do Morro; a Escola do Mestre Candinho, onde Rosa aprendeu a ler, e o Jardim Sagarana, onde, na infância do escritor, havia um curral de embarque de gado.
Acompanhada pelo Grupo Caminhos do Sertão, conhecedores locais da obra de Guimarães Rosa, a Caminhada Eco-literária permite aos participantes conhecer a paisagem cultural do sertão perenizado pelo escritor. Durante o trajeto o grupo encena trechos de contos da obra do escritor. Veja a programação completa da Semana Roseana.
Da Redação