Você terminou de fazer uma poda no quintal, aproveitou para se desfazer de um móvel antigo, por exemplo, e colocou os resíduos na rua com a certeza de que o lixeiro vai recolher junto com o lixo de todo dia. No outro dia pela manhã, para sua surpresa, apenas o lixo residencial foi recolhido, e agora. O que fazer?
A diretora de resíduos da secretaria municipal de Meio Ambiente, Sabrina Cordeiro, explica que resíduos como restos de construção civil, móveis antigos, eletrônicos estragados e restos de poda não tem a mesma destinação que o lixo comum. “A secretaria de Meio Ambiente tem um convênio com o dono de uma área particular onde são jogados restos de construção civil até um metro cúbico. Os carroceiros que fazem o serviço sabem onde fica a área”, afirma. Entulhos de construção civil com mais de um metro cúbico devem ser removidos através de caçambas.
Com relação a restos de poda e móveis que serão descartados Sabrina esclarece que “no caso de um guarda-roupa, por exemplo, a pessoa pode separar a madeira do metal e levar para a coleta seletiva do município”. Rua Alcides Fonseca sem número, bairro Henrique Nery. O telefone é o 3774-6152.
Para quem fez uma poda e não sabe a destinação dos resíduos a alternativa é a empresa Santa Maria reciclagem e gestão de resíduos Ltda. O endereço é rodovia MG 424, Km 4, perto da Elma Chips na saída de Sete Lagoas para Prudente de Morais. Mais informações pelo telefone 3774-1009.
Sabrina Cordeiro pede a colaboração de toda a comunidade para que os resíduos sejam bem destinados para que áreas particulares não se transformem em depósitos. O que vai ocasionar notificação e multa para os responsáveis.
Por Marcelo Paiva