Com um alcance superior a 82 milhões de pessoas maiores de 16 anos no Brasil, a internet é a mídia que mais se popularizou no país nos últimos anos. Seja para se informar sobre os fatos da sua cidade, fazer compras, consultar a previsão do tempo ou inúmeras outras funções, a rede captou nos últimos anos não só adeptos, mas também o mercado publicitário, que percebeu na internet, variadas possibilidades e públicos distintos.
Por esses e vários outros fatores a internet superou os jornais e assumiu, no primeiro quadrimestre deste ano, o posto de segundo meio preferido para investimentos publicitários no Brasil, só perdendo para a TV aberta.
Os dados são do IAB-Brasil, associação que reúne os principais sites e portais de internet do país, além de empresas de tecnologia e agências voltadas ao meio digital. A participação de portais de notícias, sites de busca e de comparação de preços no período alcançou 11,98% das receitas totais. Os jornais impressos ficaram com 11,06% de um bolo publicitário estimado em R$ 6,5 bilhões.
O mercado publicitário de Sete Lagoas confirma os números da associação e com resultados bastante positivos os empresários da cidade descobriram que anunciar na internet é rentável com alcance maior do que em mídias impressas, além de ajudar na preservação ambiental sem o gasto de papel.
Satisfeita com o resultado de fazer publicidade na internet, a proprietária do Le Café, aberto há apenas dois meses em Sete Lagoas, Helen Souza, afirma que “o número de pessoas que a internet alcança é muito grande”. Em tom de brincadeira Helen diz que até ficou famosa após uma publicação no portal. “Onde vou agora as pessoas me conhecem, fiquei famosa na cidade”, conta. O sucesso foi tão grande que a empresária chegou a atender, no mesmo dia, 17 clientes que foram ao café após ver o anúncio na internet.
Para Edilamar Soares, da agência de publicidade Communique Comunicação, apesar da expansão da internet alguns clientes ainda se mostram resistentes. Segundo Edilamar, muitas vezes, o cliente não chega até a agência com a visão de que a internet é uma boa alternativa para anunciar. Porém, no planejamento desenvolvido pela agência sempre são incluídas ações nesta mídia e o cliente fica convencido, após analisar pesquisas e estatísticas, da força da internet no cenário atual e principalmente fica satisfeito ao ver o retorno do investimento.
por Marcelo Paiva e Juliana Nunes