O transporte escolar se tornou ao longo dos últimos anos um serviço indispensável na vida de muitos pais que estão, cada dia mais, sem tempo de levar os pequenos para a escola. No período de férias escolares, muitos pais procuram o serviço para mais conforto das crianças. Em Sete Lagoas cerca de 96 escolares prestam o serviço, mas é preciso pesquisar muito antes de definir em quem confiar para levar e buscar o filho até a escola.
A Sintev, empresa que faz a fiscalização semestral dos veículos de transporte escolar, informa que uma dica é observar se o selo de vistoria fixado na parte inferior do para-brisa está atualizado. O selo para o segundo semestre deste ano no transporte escolar urbano é de cor verde. Para o transporte rural a cor do selo é azul. Outra garantia é pedir ao motorista o alvará expedido pela prefeitura.
Alguns itens de segurança são indispensáveis de se observar como, estado dos pneus, se existe cinto de segurança para cada um dos ocupantes, e por aí vai. Mesmo com todos esses cuidados algumas dicas são importantes para que seu filho vá com segurança para a escola.
Peça recomendações sobre o motorista com outras pessoas que já tenham utilizado o serviço. Busque referências sobre o profissional também junto à escola, ou no Sindicato dos Transportadores de Sete Lagoas, Sintesete.
Observe como o motorista recepciona as crianças na porta da escola.
Certifique-se sobre as condições de higiene e conforto. As janelas não devem abrir mais do que dez centímetros.
Verifique se o serviço é cobrado durante os meses de férias (pode ser negociado um abatimento, por exemplo), ou se pode ser prestado fora dos meses normais (em caso de recuperação do aluno).
Tente obter o endereço e o telefone do motorista.
Ao firmar o contrato de prestação de serviço é preciso constar por escrito tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais, como: período de vigência, horário e endereço de saída e chegada, valor da mensalidade, data e forma de pagamento, índice e forma de reajuste, percentual de multa e encargos por atraso no pagamento e condições para rescisão antecipada.
Em caso de cancelamento do contrato o pedido deve ser feito por escrito, com cópia protocolada, atentando-se para as condições acordadas na contratação.
Em caso de falta do aluno o desconto proporcional no preço é uma questão a ser acordada entre as partes. Entretanto, se houver algum problema com o veículo ou com o próprio condutor, o serviço deverá ser prestado através de outra condução/motorista, com as mesmas normas de segurança.
Por Marcelo Paiva