Um período dos mais importantes na vida de qualquer família é o nascimento dos filhos. Após o período de licença maternidade, é chegada a hora de voltar ao trabalho após seis meses de muito cuidado e carinho. Para muitas mães é um período de extrema dificuldade, primeiro pela separação com o bebê e, segundo, por conta de uma dúvida. Deixar o filho em uma creche ou contratar uma babá?
Se a opção for por uma creche muitas mães sete-lagoanas têm encontrado dificuldades para achar um local adequado. Existe uma demanda maior do que creches à dispoisçao. Em um levantamento feito pela reportagem foram encontradas apenas cinco opções de creches na cidade. O que dificulta para encontrar vagas disponíveis.
Se a família optar por contratar uma babá para cuidar da criança em casa, alguns cuidados são essenciais para que a escolha seja certa e não motivo de preocupação enquanto os pais estão no trabalho. O primeiro deles é sempre buscar referência da profissional. Cada família tem sua forma de organização, mas de um modo geral existem algumas características que não devem faltar a uma boa babá: ser afetiva, sincera, responsável, higiênica, ter disposição física e emocional para brincar, vontade de aprender coisas novas, capacidade de adaptação e de comunicação, iniciativa, alguma capacidade de organização e fundamentalmente, ser bem- humorada.
A entrevista pessoal com a candidata é fundamental, para que se possa observar o asseio corporal, a expressão facial e a maneira de falar, além de indagar sobre a escolaridade e as saídas dos outros empregos (que geralmente reflete a conduta moral da pessoa, se segue preceitos éticos ou não). Outras observações devem ser feitas, como a sua organização familiar e, principalmente, perceber e sentir se acontece a famosa empatia, tão necessária entre pessoas que venham a conviver diariamente.
Com esses cuidados independemente da opção escolhida o bebê estará bem cuidado e a mãe poderá voltar com traquilidade ao trabalho.
Da redação