Para os pequenos é um momento de lazer, descontração e muita bagunça. Para as mães as férias escolares acabam se tornando um período de muito jogo de cintura para ocupar o tempo da turma que tem uma folga no calendário escolar. As mães que trabalham fora, muitas hoje em dia, tem de se prepararem para que os filhos tenham férias divertidas sem que isso atrapalhe no rendimento do trabalho.
A designer gráfico, Celênia Tavares, tem três filhos na escola durante a semana. Com as férias ela precisa “distribuir a turma na casa dos parentes” para que possa trabalhar e, ao mesmo tempo, entreter a garotada. “Um vai pra casa de um parente em Belo Horizonte, outro para Caetanópolis e um fica com a avó, que não trabalha e leva para passear”, afirma se referindo a Isadora (14), Ingrid (9) e Yuri (11).
Pela ginástica que faz para viabilizar a diversão dos filhos Celênia brinca que “não gosto de férias”. A dificuldade encontrada pela designer é a mesma de várias mães que não podem se ausentar do trabalho no meio do ano. O shopping Sete Lagoas e o Clube Náutico, por exemplo, desenvolvem atividades específicas no mês de julho para que a diversão seja garantida.
Uma coisa é certa, nas férias escolares os filhos querem mais é diversão independentemente do trabalho dos pais. Então se você não tem parentes, como Celênia, se programe para um passeio com as crianças para que eles tenham história pra contar no reencontro com os colegas. Vai ser bom pra você e melhor ainda para eles, pode ter certeza.
Por Marcelo Paiva