Assim como em todo Estado a rede pública de Sete Lagoas registrou alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas séries iniciais da educação. O município alcançou a nota 5,3, valor superior a média nacional de 5 e a média projetada pelo MEC para o período de 5,1. Seis escolas municipais conseguiram média superior a 6. A maior nota foi alcançada pela Escola Municipal Luzia Barbosa 6,3, e menor foi de 4,1 da Escola Juca Dias.
O município não conseguiu repetir os bons índices nas séries finais onde o Estado alcançou média de 4,6. Sete Lagoas registrou apenas 3,8 de média, abaixo também para a meta projetada até 2011, que foi 3,9. A Escola Municipal Prof. Marcos Valentino foi a pior na cidade com média de 3,3 e as escolas Vasco Damião e Professor Galvão foram as que conseguiram maior média, 4,3.
O índice, criado pelo MEC em 2005, faz uma radiografia da qualidade da educação, com divisões entre as três etapas. É calculado com base em taxas de aprovação das escolas municipais, estaduais e federais que integram a rede pública e também na nota dos alunos em provas de português e matemática feitas pelo ministério, como a Prova Brasil, aplicada a cada dois anos.
Da Redação