Os bairros Jardim dos Pequis I e II foram construídos recentemente para abrigar moradores que foram retirados de áreas de risco da cidade de Sete Lagoas. Em virtude de diversos fatores sócio-econômicos, como desemprego, desestrutura familiar, falta de escolas, entre outros, a comunidade convive com diversos problemas. Tal situação mereceu por parte da Polícia Militar a implementação de medidas preventivas de segurança, entre elas, destacam-se a atuação da Base Comunitária Móvel e do Grupo Especializado em Patrulhamento em Área de Risco (GEPAR).
Além disso, como forma de ampliar as ações preventivas, o 25º Batalhão de Polícia Militar idealizou a realização de uma ação cívico-social, com o objetivo de oportunizar àquela comunidade lazer e inclusão social buscando junto à sociedade parceiros para concretizar esse projeto. Diversas providências foram tomadas envolvendo a comunidade e os parceiros e no sábado, dia 18 de agosto, entre 8h e 12h, foi realizado o primeiro ato beneficiando diretamente a comunidade.
O evento proporcionou a apresentação do Grupo de Capoeira IUNA, composto por crianças da própria comunidade. Pelo Serviço Social do Comércio (SESC) foram oferecidas: oficina de desenho, biblioteca ambulante, gincana com material reciclado, escovação e orientação de higiene bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional. Pelo projeto Casa do Brincar foram levados diversos brinquedos que proporcionou a alegria da criançada. Ainda houve as orientações ambientais da Associação de Desenvolvimento Ambiental (ADESA), distribuição de dicas de segurança pela Polícia Militar.
Também foi de fundamental importância para a realização do evento, o apoio do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exercito Brasileiro, da Frangossete e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.
O evento contou com a participação de 600 pessoas, além das crianças que muito se divertiram. A comunidade demonstrava muita satisfação e a todo o momento agradeciam à iniciativa, que atingiu o seu principal objetivo, propiciando cidadania àquela comunidade.
Fonte: 25º BPM