Um protesto silencioso chama a atenção de quem passa pelo cruzamento em frente a escola técnica. O local ainda guarda restos e marcas do acidente fatal com uma ciclista de 19 anos, no último dia (15). Exatamente onde o corpo de Izabella Dias esteve pela última vez, foi instalada uma bicicleta, toda branca, por isso o nome de “Ghost Bike”, bicicleta fantasma.
O protesto chama a atenção para que os ciclistas sejam mais respeitados e circulem com segurança em Sete Lagoas. A iniciativa, de um grupo anônimo de pessoas, espera mais agilidade do poder público para que os ciclistas tenham condições de se locomoverem.
O protesto traz a tona também a questão de falta de educação no trânsito. Carros e veículos maiores não respeitam os ciclistas, que são muitos em nossa cidade. A secretaria municipal de Transito e Transporte Urbano pintou, na última semana, uma ciclofaixa na Av. Perimetral no bairro Jardim Arizona.
Segundo a Seltrans a questão de mobilidade urbana vem sendo discutida de forma muito ampla na cidade. Mas enquanto não houver uma conscientização por parte de motoristas será em vão medidas como ciclofaixas para facilitar o transporte de centenas de pessoas que optam pela bicicleta.
Por Marcelo Paiva