Segunda maior montadora de ônibus na Europa, a Iveco anunciou, nessa segunda-feira (1), em São Paulo, uma nova unidade de negócios, que prevê linha completa de veículos de passageiros até 2017. A filial sete-lagoana, já produz há 12 anos caminhões da marca, agora passará a montar, também, ônibus que serão comercializados unicamente no Brasil. Em outra unidade da empresa, em Córdoba, na Argentina, serão produzidos os chassis para abastecer tanto o mercado argentino quanto os demais países da América Latina.
“Já temos no Brasil uma linha completa e renovada de caminhões, e, agora, pretendemos ser também completos no mercado de ônibus”, disse, durante a apresentação do novo produto, o presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu.
O prazo para que a Iveco possa oferecer a linha completa é estimada em cinco anos e a primeira apresentação do novo modelo CityClass, nas versões escolares, fretamento e turismo/executivo, que aumentará a participação da marca nos segmentos de micro-ônibus de 7 e 8 toneladas (que representam quase 50% deste mercado), acontecerá durante a FetransRio, evento voltado para exposição de veículos para passageiros que vai dessa quarta-feira (3) a sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, nos pavilhões do Riocentro.
Também esteve presente no anúncio da nova unidade da Iveco, o executivo italiano Paolo Del Noce, diretor responsável pelo negócio de ônibus da montadora. Segundo ele, a filosofia de desenvolvimento dos ônibus será a mesma utilizada no segmento de caminhões. “Vamos nos basear na comprovada tecnologia mundial da Iveco e no forte desenvolvimento da engenharia local para oferecer veículos modernos e perfeitamente adequados às necessidades do cliente e às condições brasileiras”, revela.
A rede de concessionárias Iveco, que conta hoje com 109 pontos em todo Brasil, será a responsável pela comercialização e pelo atendimento de pós-venda.
Da redação com informações de Raimundo Couto