O médico do trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Sete Lagoas, Lourival Freire de Andrade Filho, participou em Brasília do VI Encontro Nacional promovido pela Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador). Em determinado momento do evento os participantes foram divididos por regiões, onde Sete Lagoas foi destaque com o trabalho desenvolvido sobre a silicose na região do Vale dos Cristais.
Para o representante de Sete Lagoas, os CEREST’s mineiros estão bem desenvolvidos. “Tive a oportunidade de conhecer o trabalho de CEREST’s do Brasil inteiro e percebi o avanço das unidades de Minas Gerais e, principalmente, de Sete Lagoas, dando um salto na promoção da saúde do trabalhador”, destaca Lourival.
Durante o Seminário foram debatidas a política nacional de segurança e saúde no trabalho e a política nacional de saúde dos trabalhadores; as diretrizes da política nacional de promoção da saúde do trabalhador do SUS; protocolo de cooperação técnica entre o TST (Tribunal Superior do Trabalho), o Conselho Superior de Justiça do Trabalho, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social e Advocacia-geral da União.
Participou do seminário os centros de referência de todo o Brasil. Um dos objetivos foi discutir as propostas elaboradas na Conferência Nacional de Saúde. Uma das resoluções tiradas da Conferência foi a necessidade de implantar uma política nacional de segurança e saúde dos trabalhadores.
Da redação com informações de Ascom Saúde