O Centro Viva Vida (CVV) está sendo reformado. A unidade que funciona há quatro anos na cidade passa por reforma para instalação da tecnologia digital do mamógrafo, pintura e ampliação da farmácia. O CVV realiza atendimentos voltados para saúde da mulher, do homem e da criança. Inaugurado em 2008, a unidade possui uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, dentre outros.
Na unidade são atendidos casos especializados em mulheres com suspeita de câncer de colo uterino e de mama; exames como mamografia, ultrassonografia; casal infértil, atendimento ginecológico especializado, entre outros. Para os homens são realizados os atendimentos de suspeita de câncer de próstata e de pênis e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis mais complicadas. Além disso, a unidade é referência também para portadores de HIV/AIDS.
O CVV normalmente recebe encaminhamento de mulheres e crianças que necessitam de atendimentos geralmente não resolvidos pela Atenção Primária. O Centro Viva Vida objetiva, entre outras ações, reduzir as mortes de crianças menores de um ano e de mulheres durante a gravidez.
A unidade foi contemplada em 2009 com um mamógrafo que auxilia nos diagnósticos médicos com capacidade de realizar 800 exames por mês, sendo prevista realização de 42 exames por dia. As mulheres com idade entre 40 e 69 anos que nunca realizaram um exame de mamografia e as que apresentarem nódulos nas mamas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para avaliação médica ou do enfermeiro e, caso necessário, solicitar o exame de mamografia.
O Centro está localizado na rua Antônio Célio Chaves, antiga rua da Chácara, 45, no bairro Progresso. O telefone para mais informações é o (31) 3697-2450.
Da redação com Ascom Saúde