Em sua terceira edição, a Literata está ainda mais ampla. Participam das atividades diárias cerca de 19 mil alunos da rede pública de ensino. Dentro da programação, apresentação de dança, teatro, sessão Curta e Animação, oficinas, debates e muito mais.
Para os mestres também têm programação especial. Ministrada por Sandra Bittencourt e Babu Xavier, professores do ensino fundamental participam de oficina de Contação de Histórias. Nessa quinta (8), recuperandos da APAC, Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Sete Lagoas, também se reúnem para falar de literatura.
Antes do início da Literata, as escolas municipais, secretaria municipal de Educação e realizadores do evento, trabalharam com estudantes do ciclo básico sobre a vida e obra de Monteiro Lobato. O resultado pode ser visto no mall do Shopping Sete Lagoas, no período de 1 a 10 de novembro, e em outros pontos da cidade, como Casarão, Museu Ferroviário, Faculdade Promove e Museu Histórico.
Dentro da estrutura do evento foram criados nove espaços, com nomes que remetem as narrativas de Monteiro Lobato. São eles: Urupês, Serões de D. Benta, Memórias de Emília, Bolinho de Chuva, Espaço Pirlimpimpim, O Bicho Inventor, Sítio do Picapau Amarelo, Saci e Reinações de Narizinho. Diante de tantas possibilidades tem atividades para todos. O autor homenageado agrada a crianças, jovens, adultos e idosos. A Literata promove esse ambiente de interação, valorizando a intergeracionalidade.
Na noite de hoje (8) Léo Cunha será mediador do debate sobre “Literatura Infantojuvenil: Por que ler os clássicos?”, com a presença de Antonieta Cunha e Neusa Sorrenti.
Um grande programa para sexta-feira (9) é conferir de perto o lançamento do livro “Vazantes”, do autor sete-lagoano Zé Renato. O lançamento oficial será no Café Literário do evento, no Casarão. Como em outras cidades do país, o lançamento estão será trabalhado como mini-espetáculo, com leitura de trechos da obra sempre ambientada musicalmente pelo duo “Marcella PostModern”.
Veja vídeo do formato diferenciado:
http://www.youtube.com/watch?v=Pidyc6CbVFE
O livro é um alinhavo de reflexões e análises sobre a rotina humana. Um aglomerado de minicrônicas e que transitam por três olhares diferentes: a criança, o homem e a fera. A obra poderá ser adquirida na livraria do evento e autografada no local.
Nesta quinta também acontece a abertura da exposição do artista Celestino, às 20h, no Templo 8. Natural do Rio de Janeiro, Celestino apresenta obras com viés da Pop Art. A exposição permanece no local até 30 de novembro.
Mais informações no site oficial da Literata.
por Juliana Nunes