Apoiada pela Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, a Festa Literária de Sete Lagoas, a Literata, realizada pela Iveco, se mostra mais sólida e atraente a cada ano. Em sua terceira edição, que homenageou o escritor paulista Monteiro Lobato, a programação superou as expectativas do público e ultrapassou a marca de 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento, além dos 19 mil alunos da rede pública de ensino envolvidos nas atividades.
Presente há três anos na cidade, a Literata é considerada um dos maiores eventos literários de Minas Gerais. Promovida pela Iveco, a Literata celebra ainda o aniversário da empresa e da cidade. A terceira edição foi realizada de 7 a 10 de novembro.
As mesas redondas e debates contaram com grandes nomes da literatura nacional como Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras, Reinaldo Morais, Léo Cunha, Humberto Werneck e Eugênio Bucci, além de pesquisadores como Maria Antonieta Cunha e Neusa Sorrenti.
As oficinas voltadas aos alunos de 12 a 15 anos; seus professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal e recuperandos da APAC – foram ministradas pela Trupe Maria Farinha que participou pela primeira vez da Literata, fazendo da mistura literatura, música e artes cênicas, ótimas ferramentas de trabalho e sedução dos envolvidos.
Sandra Bittencourt e Babu Xavier, ministrantes das atividades trabalharam o texto literário de Monteiro Lobato de forma lúdica na oficina “Palavra em Movimento”. O objetivo segundo Sandra, “era trazer o universo do Sítio do Pica Pau Amarelo com uma visão diferente, mais lúdica e brincante”, explica.
Babu Xavier comenta que, durante as oficinas, a música representa um importante elemento de aprendizagem e criação. “Inclusive, ensinamos como criar instrumentos com material reciclável, que é custo zero para as escolas”. Durante a atividade, a dupla apresentou o universo de Monteiro Lobato, explicando e escolhendo os personagens da história.
Segundo Sandra, a festa Literata foi a melhor coisa que aconteceu no ano de 2012, pois contribuiu para a preservação da literatura de Monteiro Lobato frente às polêmicas levantadas nos últimos meses. “Nosso papel como contadores de histórias é de fazer um contraponto. Nós não podemos deixar a crítica desconstruir a história. Não podemos regredir à ditadura e fechar a cortina”, conclui.
A Festa Literária de Sete Lagoas – Literata é promovida pela Iveco com realização da Via Comunicação e Quarteto filmes, com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Cultura e Comunicação Social, Projeto Sempre um Papo, Faculdade Promove, Centro Cultural Casarão, Turi, Tom+Sapien e Unifemm.
Da Redação, com informações de Ascom Prefeitura de Sete Lagoas e Iveco