Para receber bem os turistas que chegarão a Minas Gerais durante a Copa do Mundo de 2014, o Governo de Minas está preparando gestores nas cidades com grande potencial turístico, localizadas a até 150 quilômetros da capital, com foco no mundial e na Copa das Confederações de 2013, duas competições internacionais que terão jogos em Belo Horizonte.
Os visitantes que vierem a Minas Gerais terão alternativas atraentes no entorno de Belo Horizonte, como o Circuito das Grutas e as cidades históricas como Ouro Preto, Mariana e Diamantina. Na iniciativa das secretarias de Estado de Turismo e da Copa do Mundo, estão sendo preparados, por meio de workshops, empresários e gestores da área de hospitalidade, transporte e alimentação da Serra do Cipó, do Parque Estadual do Itacolomi, das cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rey e Brumadinho e das Rotas das Grutas Lund.
Sete Lagoas foi palco de workshops na última semana. As atividades foram realizadas no auditório do Monumento Nacional Estadual Gruta Rei do Mato, que faz parte da rota das grutas. A proposta é sensibilizar para a proposta de organização e estruturação para o turismo.
Para a diretora de marketing da Secretaria de Turismo, Andreza Ribeiro, o treinamento é essencial para alinhar as estratégias para receber melhor os visitantes. “O turista vai chegar e a operacionalização precisa acontecer da melhor forma possível. Vamos fazer a articulação com toda a cadeia, para que todo mundo esteja preparado e conversando numa linguagem única”, explica Andreza.
Nos workshops, os participantes conhecem as estratégias de governo para os torneios internacionais de futebol e compartilham experiências para planejar as ações, que já serão colocadas em prática a partir de 2013.
O roteiro inclui, além do Museu Peter Lund, o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o túmulo de Peter Lund, o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Parque Estadual do Sumidouro (com suas grutas, lapas, lagoas e monumentos históricos), a Gruta de Rei do Mato, e a Gruta de Maquiné, terminando no Museu Casa Guimarães Rosa, localizado no município de Cordisburgo.
Da Redação