A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de assistência Social / e das unidades do CRAS/Projovem Adolescente, juntamente com o Senac Sete Lagoas, realizou na noite da terça feira, 20, no auditório do Senai, a cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes em Auxiliar Administrativo, Competências básicas para o trabalho, Excelência no Atendimento ao Público, Português e Redação Empresarial e Relações Interpessoais no trabalho, direcionados a jovens com idade entre 15 e 17 anos, com investimento no valor de R$63.150,00, custeados pelo Governo Federal/Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome/MDS. Na cerimônia foram entregues aos 154 alunos concluintes, cerca de 711 certificados.
Um lugar para refazer histórias
Com o objetivo de investir na qualificação dos jovens sete-lagoanos para o mercado de trabalho e, consequentemente, para a vida profissional a parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social através dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e Senac Sete Lagoas resultou na formação de 154 jovens. O CRAS articula ações desenvolvidas nas regiões com maiores índices de vulnerabilidade social, facilitando o acesso da população aos serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais.
De acordo com o coordenador do Cras I Everaldo Souza Ferreira, a parceria com o Senac é muito importante. “Com a parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social e o Senac pudemos garantir aos jovens atendidos pelas unidades uma qualificação de qualidade que os prepara para os diversos desafios de um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e exigente. Sem contar que a capacitação desses jovens além de melhorar a qualidade profissional do mercado, proporciona o resgate da autoestima e reforço da cidadania desses jovens.” Ressalta.
Os serviços prestados nos CRAS têm como principal objetivo a prevenção das mais variadas situações de risco, através do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Assim, as oficinas de convivência, levam em conta a demanda dos territórios, que hoje são regionalizados no município, regiões em que presta assistência. Ainda de acordo com o Coordenador do Cras I, serão iniciados ainda este ano os cursos do Programa Nacional de Acesso ao ensino técnico e Emprego/Pronatec, que serão ministrados pelo Senac e Senai, para pessoas com faixa etária de 16 e 59 anos com prioridade para usuários de serviços, projetos, programa de transferências de renda e de benefícios socioassistenciais, e que sejam público do Cadunico- Cadastro Único para os Programas Sociais).
Para obter mais informações os interessados podem se dirigir pessoalmente às unidades do CRAS ou entrar em contato por telefone.
CRAS I- Avenida Dalton, 914, Bairro JK – telefone: (31) 3775.2146
CRAS II – Rua Sandro Bruno Ferreira, 87, Bairro Bernardo Valadares – telefone: (31) 3775.3292
CRAS III – Rua Ulisses Alberto Araújo, 317, Bairro Brasília – telefone: (31) 3776.9302
CRAS IV – Avenida Padre Tarcísio Gonçalves, 2792, Bairro Nossa Senhora de Lourdes/Cidade de Deus – telefone: (31) 3776.2756.
Outras informações podem ser obtidas também no CAAS – Centro de Atendimento da Assistência Social situado à Rua Floriano Peixoto, 240, Centro. Telefone: (31) 3772.9983
Da redação, com informações de Ascom prefeitura de Sete Lagoas