Beneficiada pelo Programa Aeroportuário de Minas Gerais, ProAero, classificado na ação de construção de novos aeroportos, Sete Lagoas pode ganhar novo terminal. O Município foi selecionado para compor o Sistema Estadual de Aeródromos devido ao potencial sócio-econômico no contexto estadual e a possibilidade de atendimento a movimentação de aeronaves e o deslocamento dos passageiros durante a Copa do mundo em 2014. A cidade pode também receber uma seleção durante a competição o que aumentaria a necessidade da estrutura.
Em 2007 a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas publicou edital para a contratação de obras cujo o objeto era a “Execução de serviços de implantação do Aeroporto Beija Céu, incluindo: pista de pouso de decolagem, taxiway, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros e acesso rodoviário”. As informações estão em nota Técnica assinada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, SETOP.
No documento o diretor de infraestrutura aeroportuária da SETOP, Marco Antônio Migliorini, vai solicitar, para agilizar a implantação do aeroporto, a inclusão do terminal de Sete Lagoas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais – PAEMG, e no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional do Governo Federal, para que o mesmo possa ser contemplado com recursos de investimentos oriundos do Fundo Nacional da Aviação Civil.
Ainda em 2008 a prefeitura de Sete Lagoas pleiteou a inclusão, sem sucesso, da obra do aeroporto no Programa Federal de Auxílios a Aeroportos – PROFAA. O novo prefeito, Márcio Reinaldo, ainda estuda o local onde será instalado o novo aeroporto da cidade com capacidade para receber a aeronave EMB 110 Bandeirante, com capacidade para até 19 passageiros. Em breve mais informações.
por Marcelo Paiva