Em uma solenidade grandiosa repleta de autoridades de vários segmentos, a Electro-Motive Diesel, EMD, subsidiária da Progress Rail Services, empresa da Caterpillar, inaugurou nesta quinta (29), sua fábrica de locomotivas na cidade. Entre várias presenças, estiveram na cerimônia, o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o Governador em Exercício, Alberto Pinto Coelho, executivos da Caterpillar, Políticos, fornecedores, clientes e funcionários da fábrica.
A unidade está em funcionamento desde fevereiro e já recebeu investimentos da ordem de R$ 100 milhões. A montadora já finalizou sete locomotivas, aproximadamente uma por mês, e precisa entregar mais três até o fim de dezembro. Os cerca de 200 funcionários estão trabalhando até 12 horas por dia para finalizar os primeiros pedidos.
A expectativa é que já no próximo ano a linha de montagem tenha capacidade de fabricar uma locomotiva por mês. Os clientes são, basicamente, de todo o continente, mercado que a empresa espera atingir. As locomotivas fabricadas em Sete Lagoas são elétricas, o que garante uma maior confiabilidade e sustentabilidade além de um custo eficaz, como conta o Presidente e CEO da Progress Rail e da EMD, Billy Ainsworth. “Nós nos comprometemos com nossos clientes em fornecer as locomotivas mais duráveis, sustentáveis e confiáveis do mercado atual. Com a inauguração da fábrica em Sete Lagoas vamos levar nossa promessa a um patamar mais alto oferecendo soluções de transporte ferroviário a um custo eficaz”, garante.
O Governador em Exercício, Alberto Pinto Coelho, destacou a capacidade do Estado em receber grandes investimentos e empresas. “Minas está preparada para receber empresas como a Caterpillar. O governo vem investindo em infraestrutura e a implantação desta unidade vem comprovar isso”, disse o Governador.
Antes de mostrar uma locomotiva montada na unidade, o primeiro funcionário da empresa em Sete Lagoas fez uma homenagem às autoridades presentes. Como a apresentação de um cantor famoso, todos aguardavam para ver uma peça construída na unidade. Posicionada ainda na linha de montagem e obstruída por uma cortina preta a locomotiva foi apresentada com muita alegria. Primeiro luzes, fumaça e o barulho do motor, após o momento de suspense os funcionários da fábrica abriram as cortinas apresentando a máquina que funciona com um motor a diesel gerando energia elétrica para os outros seis motores que a fazem movimentar.
Assim como a produção da fábrica os postos de trabalho também vão aumentar gradativamente. Funcionado com 100% de sua capacidade, daqui a alguns anos, a expectativa é que a fábrica gere cinco mil postos de trabalho diretos e indiretos.
por Marcelo Paiva