De olho na ordem e no grande número de pessoas nas ruas, principalmente, no centro de Sete Lagoas, a Polícia Militar, PM, desencadeou, desde a última semana de novembro, a operação natalina. Além de coibir possíveis assaltos nas ruas os militares estão atentos ao comportamento dos motoristas que circulam pelo entorno da área central da cidade.
O Cap. Luppi, chefe do setor de relações públicas do 25° Batalhão PM, explica que “militares que estavam em trabalho administrativo foram deslocados para o policiamento na rua. A prioridade é o patrulhamento a pé, de bicicleta e de moto”, explica. Os militares estão mais presentes nas imediações da rua Monsenhor Messias e Emílio de Vasconcelos, onde é grande o fluxo de pessoas. Mas toda área central está monitorada.
A vendedora em uma loja de calçados da rua Monsenhor Messias, Thainá Ohane, sentiu o aumento no policiamento da região central e está satisfeita com o que está vendo. “Estou gostando. Diminuiu o número de acidentes, a fiscalização do trânsito aumentou. Está melhor pra gente e para os clientes”, aposta. Já na rua Emílio de Vasconcelos, outra importante região comercial no centro, os militares também estão mais presentes, é o que afirma Mariana Oliveira”. Passo por aqui todos os dias e vejo que aumentou mesmo, não o suficiente ainda, mas melhorou”, aponta.
Daniele Aparecida tem uma posição contrária e ainda não sentiu diferença no policiamento. “Ainda não vi nada, pra mim está a mesma coisa”, questiona. Larissa Campos já notou uma melhora na presença dos policiais. “Tenho visto mais sim, principalmente de moto e bicicleta. Nessa época do ano o pessoal anda com mais dinheiro para comprar por isso se sente mais seguro. Mas deveria ser assim o ano todo”, cobra.
A operação natalina da PM vai até o fim de dezembro. No começo do próximo ano os militares se empenham na operação férias seguras.
Por Marcelo Paiva