A atriz Isabel Filardis estará às voltas com serras e furadeiras neste final de semana dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, no CEDETEM/SENAI – Contagem/MG. Sua ONG Força do Bem é uma das apoiadoras, do projeto Oficina da Ciranda – iniciativa do Instituto Noisinho da Silva e é patrocinada por Furnas Centrais Elétricas.
O objetivo da Oficina é ensinar pais e familiares da cidade de Sete Lagoas a fabricarem a Ciranda: uma cadeirinha para retificação postural que permite a crianças com um mínimo de controle de tronco e cabeça sentar no chão de forma segura e confortável. Com isso, eles podem desenvolver novas habilidades motoras e cognitivas. A cadeirinha já beneficiou cerca de 300 crianças de baixa renda. http://br.youtube.com/watch?v=hUH0szOhbVU
A Oficina da Ciranda divulga as técnicas de confecção da cadeirinha a todos os interessados, que depois passam a atuar como multiplicadores. Um manual de fabricação explica detalhadamente o processo. E, enquanto os adultos aprendem a construir a Ciranda, que ao final de cada Oficina é doada a seus filhos (as), os pequenos se divertem em atividades inclusivas.
Cada oficina beneficia entre 20 e 25 crianças, com idades entre 1 e 6 anos. Em 2007, o projeto atendeu 300 famílias na capital mineira. Em 2008, beneficiou 200 crianças da região metropolitana de Belo Horizonte e da cidade do Rio de Janeiro. Este ano, graças ao patrocínio de FURNAS, serão realizadas mais cinco oficinas nos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.
A Ciranda foi finalista do Prêmio Criança, da Fundação Abrinq, em 2006; da feira de design IF, em Hannover, em 2007; e do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, edição 2007.
Da redação