Nesta época do ano muitas famílias estão preocupadas com as listas de material escolar. Tão difícil quanto se movimentar nas lojas que vendem material escolar é fazer as compras com economia. E tem que pesquisar mesmo, a diferença de preço é grande em alguns produtos.
Mas é possível economizar também de outra forma e ainda colaborar com o meio ambiente: reaproveitando o material escolar que sobrou do ano passado. O lápis que sobrou pode ficar com cara nova se pintado com as tintas que também sobraram. Vale também colagem e fitas para ficar ainda mais personalizado. Aquela borracha velhinha pode ser limpa com álcool e pronto, já está nova para uso.
Cadernos com páginas que não foram usadas podem ser reaproveitados. Você pode personalizar o caderno com uma capa nova, usando adesivos, figuras de revistas, desenhos das próprias crianças, ou um plástico divertido para embalar. Réguas e apontadores geralmente são pedidos todos os anos. É melhor comprar materiais mais duráveis, como metal, e utilizá-los por mais tempo do que investir nos modelos de plástico, que se quebram facilmente.
Reaproveitar o material escolar é uma maneira de educar e ensinar a importância do consumo consciente. Além de colaborar para a redução das despesas na volta às aulas, reaproveitar o material e selecionar produtos amigos do meio ambiente é uma maneira de educar e ensinar aos pequenos a importância do consumo consciente. É claro que há itens indispensáveis que precisam estar novos, mas o exercício de olhar para o que se tem em busca de reaproveitamento é valioso e faz a diferença.
Com informações de Iveco, G1 e Moleco.com.br