Se defendendo das reclamações de várias regiões da cidade sobre a falta de coleta de lixo, em alguns bairros há oito dias os resíduos não são coletados, a prefeitura se agarra ao contrato de menor valor para justificar a escolha da nova empresa que presta o serviço, Vina. Nesta segunda-feira, 14, a prefeitura divulgou uma nota em que garante que economiza quase R$ 200 mil por mês depois da troca da Viasolo pela Vina.
O comunicado explica que “o valor pago por contrato às empresas de coleta de resíduos sólidos do município correspondem ao montante de serviços prestados (eles são unitários), e pode oscilar de acordo com a quantidade de lixo coletado mensalmente”. Sobre os valores a nota esclarece que “estava sendo pago à Viasolo R$ 1.025.977,10 por mês, de acordo com a quantidade X que eles alegavam recolher por mês do município”.
Ainda segundo a prefeitura a nova empresa foi contratada em caráter de emergência, o que dispensa a licitação, e o valor do contrato também obedece à quantidade de serviços prestados. No compromisso com a nova empresa foram retirados alguns itens que passam a ser de responsabilidade do município como a capina, roçada, poda manual, limpeza de boca de lobo e capina mecânica.
Com relação ao montante pago à Vina o contrato inicial foi estipulado e R$ 868.050,52, mas pode oscilar, inclusive ficando ainda mais inferior, dependendo da quantidade de lixo que for coletada no final do mês. Terminado o prazo do vínculo, seis meses, passando o período emergencial, haverá nova licitação para o serviço de limpeza urbana no município.
Sobre a coleta de lixo o gerente comercial da Vina, José da Silva, garantiu que esta semana o problema estará regularizado. “Estamos atuando em várias regiões esta semana vamos conseguir avançar bastante”. A região dos bairros Progresso, Centenário e Industrial que, em algumas ruas, a coleta não é feita há oito dias o gerente afirma que ainda nesta segunda o serviço será feito. “Aquela região já está no cronograma para receber o serviço hoje (segunda) à noite”.
José da Silva reafirma que o problema da falta de coleta em alguns bairros se deu por causa do grande acúmulo de lixo em que recebeu a cidade após o término do contrato com a Viasolo. “pegamos a cidade em uma situação muito difícil, mas esta semana, com certeza, estaremos quase que regularizando o serviço em todas as regiões”, finaliza.
Por Marcelo Paiva