A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas – ACISEL – apresentou ao Prefeito Marcio Reinaldo o projeto socioeducativo integrado Eu Sei… Eu quero… Eu posso!!! – SEI – que tem como objetivo promover a inclusão social de 300 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 16 anos em Sete Lagoas.
Através de atividades relacionadas à Informática, Cultura e Artes, Idiomas, Esportes e Música, o projeto tende a quebrar o ciclo de geração de pobreza, além de reduzir a carência física, moral e social das crianças e adolescentes envolvidos. O SEI também objetiva reduzir a violência, o erotismo demasiado, o uso de drogas, a falta de afetividade, de cultura e de condições socioeconômicas.
A distribuição das atividades combina educação, pesquisa e cultura. Os temas são definidos na socialização da metodologia de projetos, com foco na valorização do cidadão, no desenvolvimento de suas potencialidades, no estudo da realidade local e regional, contribuindo para o sentimento de pertencimento.
Na primeira etapa do projeto SEI estão sendo programadas oficinas de Informática, Idioma (Inglês), Música (percussão) e Esporte, Lazer e Dança. Os princípios metodológicos aplicados serão a centralização da pessoa humana, valorização do histórico e das particularidades de cada indivíduo, co-responsabilização – protagonismo individual e da equipe, trabalho em rede e parcerias intersetoriais.
No 1 semestre de 2013, o territórios previstos para atendimento são: Alvorada, Chácara Titamar, Estiva, Jardim Angélica, JK, Manoa, N. Sra. Das Graças, N. Sra. Do Carmo, Planalto, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Rita de Cássia, São Francisco, Silva Xavier, Honorina Pontes, Eldorado, Fazenda Mata Grande, Henrique Nery, Jardim Universitário I/II, Santa Rosa, Santo Antônio, São Cristóvão II e Vale das Palmeiras. Para o 2 semestre de 2013, a previsão é da continuidade do projeto com a ampliação dos territórios abrangidos.
O Projeto é de idealização da ACISEL, com realização do UNIFEMM e apoio da PMSL e CMDCA.
Com informações de Ascom Prefeitura de Sete Lagoas