O prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo, declarou de utilidade pública uma área de 150 hectares localizada em frente à Universidade Federal São João del-Rei, na saída do município pela MG 424. O local deve abrigar, inicialmente, um campus da Faculdade Ciências Médicas, outro das Faculdades Santo Agostinho, o Instituto Federal de Ensino (IFET), um Centro de Convenções e uma Escola Superior do Corpo de Bombeiros.
Em reunião com o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. (BDMG), José Santana de Vasconcelos, no último dia 28 de fevereiro, Marcio Reinaldo já iniciou as negociações para liberação do terreno. A área também poderá abrigar um polo tecnológico. “Essa decisão do prefeito Marcio Reinaldo vai dar um salto de desenvolvimento na região. Os jovens vão se fixar no município. Será uma grande mudança”, afirmou Santana. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Mônica Vasconcelos, também participou da reunião.
A prefeitura de Sete Lagoas já assinou convênio com o IFET e com a Fundação Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas, para que as duas instituições se instalem na cidade. Esses e outros empreendimentos que poderão ser instalados na área caracterizam um complexo diferenciado que incluirá o município no calendário dos principais eventos científicos, empresariais e esportivos nacionais e internacionais, diversificando a atividade econômica da cidade.
Neste sentido, o Centro de Convenções é um dos empreendimentos chave. Uma demanda apresentada pelas inúmeras empresas já instaladas na cidade e na região e de toda a sociedade sete-lagoana, o Centro foi elencado como ação primeira do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico 2012-2020 (PDTur) e já está com negociação iniciada com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), que pretende construir um Centro no padrão da Expominas.
“A fixação de jovens com conhecimento e qualificação na região, na qualidade de propulsores do desenvolvimento aliado ao conhecimento seja nas áreas de ciências sociais, exatas ou biológicas, tendo em vista a proposta de implantar cursos superiores nessas áreas e ainda curso técnicos será de grande importância econômica e estratégica para Sete Lagoas”, ressaltou Marcio Reinaldo.
por Ascom prefeitura municipal