O mais importante projeto de extensão da Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, o inverno cultural terá atrações em Sete Lagoas este ano. A apresentação do programa aconteceu durante solenidade de assinatura de convênio entre UFSJ e Embrapa para cessão de 130 hectares de terra para a Universidade (veja AQUI).
O objetivo do inverno cultural, que acontece há 25 anos, é levar cidadania, cultura, integração e conhecimento para quem participa das manifestações e apresentações que acontecem em praças da cidade e de graça para o público. Com a inclusão de Sete Lagoas no roteiro o projeto acontece em todas as seis cidades onde a UFSJ mantêm campus.
Para a reitora da Universidade em Sete Lagoas, Valéria Kemp, a entidade precisa estar alinhada com a comunidade “e o inverno cultural dá essa possibilidade de a comunidade participar”. O evento acontece tradicionalmente na segunda quinzena de julho.
Durante a apresentação a reitora pediu ajuda ao empresariado local para que abraçasse a ideia do projeto para ajudar na viabilização. Apesar de grande parte dos custos estarem dentro de leis de inventivo a cultura o patrocínio do empresariado local é importante. “vamos precisar de várias estruturas de palcos, por exemplo, que podem ser custeadas por empresários locais”, finalizou.
Por Marcelo Paiva