O dia mundial de conscientização do autismo realizou ações de mobilização em Sete Lagoas. O Dia A, como é conhecida a data, foi celebrado na terça-feira 02 de abril com o slogan “O autismo não é contagioso, mas o preconceito sim.”
O Grupo de Pais de Autistas de Sete Lagoas, junto ao APAE e ao Instituto Regina Pacis, realizou uma grande mobilização nas ruas da cidade. Pais do grupo, alunos e apoiadores da causa fizeram blitz nas ruas do Centro da cidade e panfletaram sobre o tema.
A ação visou trazer para o debate social a importância da inclusão das pessoas com autismo. “Por esse ser o primeiro movimento público, apesar das dificuldades, tivemos o apoio das rádios, vereadores e principalmente da Secretaria Municipal de Saúde através do secretário o Sr. Breno Simões. Sua parceria foi de suma importância para a causa, uma vez que o autista precisa de tratamento e acompanhamento médico”, comentou Tatiane Resende Fonseca, mãe de Samuel, autista.
O secretário de saúde, Breno Simões, também ressaltou que a secretaria de saúde tem consciência da necessidade deste acompanhamento médico e que o SUS deve atender a todos os pacientes.
“Temos o dever de abraçar causas como essa. Pela primeira vez, de outras muitas que virão, fomos e seremos parceiros do Dia A. O SUS é universal, todo e qualquer cidadão tem o direito de usufruir dele o que necessita. Dessa forma, muitas outras parcerias virão em prol do bem estar social e da inserção dessas pessoas no nosso convívio social”, destaca Breno.
A mobilização criada e o compromisso de novas parcerias pela secretaria de saúde também emocionou Tatiane Resende que contou “houve uma comoção muito grande de nós, mães, ao sabermos que o secretário aderiu à causa, em especial a dona Ana por ter um filho autista já com 30 anos de idade. Apesar do Autismo não ter cura, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença e a parceria da Saúde foi fundamental.”
Com informações ASCOM Saúde.