Você tem calma o suficiente para conferir a data de validade de todos os produtos que coloca no carrinho antes de levar ao caixa para fazer o pagamento? Se a resposta foi sim a possibilidade de se deparar com algum produto vencido na hora de desembalar a compra em casa é pequena. Mas se a pressa o impede de verificar a validade a surpresa pode não ser muito boa na hora do consumo.
Duas fotos enviadas por um leitor mostram que o consumidor deve se preocupar com esse detalhe, porque os estabelecimentos parecem não se atentarem muito. Os registros foram feitos na última semana em uma grande rede de Sete Lagoas e mostram uma embalagem de creme de leite vencida, há mais de três meses, e um pão de forma tomado por mofo.
Como a situação envolve alimentos o Procon e também a vigilância sanitária do município devem ser informados. “A pessoa faz uma denúncia e mandamos um fiscal no local averiguar. Confirmado o caso os produtos são lacrados e o estabelecimento terá que pagar uma empresa especializada para descartar o produto. Ou seja, vai pagar por uma coisa que sairia de graça se tivesse recolhido o produto vencido”, explica a diretora da vigilância sanitária, Gilvana Reis.
A diretora afirma ainda que são registradas, em média, dez denúncias por supermercado da cidade a cada ano com relação a produtos vencidos. “Nem todas são confirmadas porque, às vezes, acontece alguma negligência por parte do consumidor que, por exemplo, deixa a carne descongelar no carro e depois vai reclamar sem razão”, conta.
Como se trata também de uma relação de consumo o Procon informa que o cliente deve levar ao órgão a nota da compra para comprovar que pagou pelo produto para que seja exigido o ressarcimento do valor. O órgão, se notificado, também envia fiscais ao local para comprovar a denúncia e tomar providências.
Para reclamações o telefone do Procon é o 3772-5140 e o contato da vigilância sanitária é o 3773-2234.
Por Marcelo Paiva