Já está em vigor o reajuste anunciado pelo governo em março para emissão de segunda via da carteira de identidade, RG. A confecção do documento passou de R$ 12,51, para R$ 25,01. Apesar do reajuste ter acontecido em março a Unidade de Atendimento Integrado, UAI, de Sete Lagoas foi notificada e começou a cobrar o novo valor apenas nessa quinta-feira, 4. A medida pegou até os funcionários de surpresa.
Quem teve o documento roubado ou furtado precisa apresentar o boletim de ocorrência para conseguir a isenção desse valor. Quem não tem condições de pagar pela segunda via deve procurar a secretaria de Assistência Social para conseguir um encaminhamento depois de preencher alguns requisitos.
A unidade de Sete Lagoas recebe uma média mensal de dois mil pedidos de carteira de identidade, pelo menos metade dessas requisições é para segundo via do documento. A maior procura por um novo RG vem de quem precisa entrar com documentação para tirar CNH e quem vai viajar para o exterior onde são exigidos documentos mais recentes.
Por Marcelo Paiva