Uma piscina desativada com água verde chamou a atenção do leitor Romero Wagner que enviou o registro ao portal. A imagem foi registrada de do terceiro andar do prédio de especialidades médicas na rua Zoroastro Passos. A falta de cuidado de proprietários de imóveis pode ser decisiva nos quase sete mil casos de dengue registrados na cidade.
Por mais que a prefeitura se mobilize e combata os focos da doença, se a população não conscientizar que precisa colaborar fica inviável o trabalho do poder público. Os bairros que receberam mais notificações ainda são o Santa Luzia, com 526, seguido pelo Progresso com 397, Montreal com 343 e Interlagos com 297 notificações.
No caso mostrado acima o morador, ou qualquer pessoa, pode ligar para a controladoria da dengue no 3771-6532 e fazer o registro. Agentes serão enviados ao local para vistoriar a área e tomar as medidas necessárias para acabar com possíveis criatórios da dengue.
O foco da dengue pode aparecer em qualquer lugar que contenha acúmulo de água. É preciso tomar cuidado com pratinhos de plantas, garrafas pet, pneus velhos e até pedacinhos de plástico que possam ter uma pequena poça de água. Todo cuidado é pouco e a ajuda de todos é muito importante para conter o avanço da doença.
Em contato com a redação um dos proprietários do imóvel citado na reportagem informou que a piscina em questão é usada para criação de peixes, o que impede a proliferação do mosquito da dengue. Ainda segundo o proprietário o local recebe inspeção periódica de fiscais da dengue que atestam não existir focos da doença no local.
Por Marcelo Paiva