Conhecer um pouco sobre a rotina de trabalho de uma redação jornalística para que, quem sabe no futuro, formar profissionais da área. Com esse objetivo o Serviço de Proteção ao Menor e a Família, Serpaf, desenvolve em parceria com a Câmara Municipal o projeto jovens jornalistas. A cada terça-feira, dia de reunião parlamentar, dois alunos de cada turma da entidade fazem uma visita guiada a secretaria especial de comunicação da Câmara para conhecerem mais sobre o trabalho realizado.
Guiados pelo jornalista Hugo Freitas, os jovens que tem em média 15 anos, conhecem todos os processos de produção dos programas desenvolvidos pelo jornalismo da Câmara. “Aqui a gente mostra para os alunos todos os processos de produção e edição dos programas da TV Câmara. Eles conhecem a rotina de trabalho fazem perguntas a gente esclarece as dúvidas. É um projeto muito legal de iniciativa do Serpaf que a Câmara apoia”, explica Hugo.
Inicialmente com sonho de seguir na carreira militar, o aluno Otávio Augusto, 15 anos, não descarta uma mudança de planos para tentar a vida na comunicação depois de conhecer o trabalho na redação. “Achei muito bacana o trabalho do pessoal. Conhecemos a programação como é feita a edição dos programas, gráficos, fundo de tela. Tenho vontade de seguir carreira militar, mas fiquei muito interessado pela área depois de conhecer”, analisa.
Por Marcelo Paiva