A prefeitura de Sete Lagoas já trabalha para colocar em prática a proposta de implantar portais nas sete principais entradas e saídas do município pelos bairros Universitário, Eldorado, JK, Bouganville I, Iporanga e nas saídas para Jequitibá e Prudente de Morais. A implantação dos sistemas eletrônicos de monitoramento, que implicará na instalação de 16 câmeras nesses pontos, já está em processo de trâmite licitatório e contará com um sistema de Análise de Placas Veiculares (OCR) com reconhecimento óptico de caracteres em tempo real. O serviço custará cerca de R$ 800 mil por mês. Apesar do alto valor a ser desembolsado, o prefeito Marcio Reinaldo considera válido o investimento.
O sistema vai auxiliar a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e a Polícia Militar na detecção de veículos em situação irregular, principalmente veículos roubados, furtados e clonados. “O objetivo é inibir atividades criminosas. O sistema pode ser utilizado em várias aplicações como no auxílio a blitz de trânsito, na detecção de veículos em situação irregular, na elucidação de ações criminosas e principalmente na inibição de crimes”, explica o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Silvio Augusto.
Além desta importante ação nesses primeiros 100 dias de governo, a pasta também contratou uma consultoria especializada para realização do procedimento licitatório do Transporte Coletivo Urbano Convencional e Alternativo nos aspectos técnico, administrativo e judicial diante de pedido de revogação do certame, aberto no ano passado, pelo Setor de Licitações do Tribunal de Contas do Estado.
No que diz respeito ao trânsito, a secretaria já solicitou procedimento licitatório para aquisição de sinalização viária semafórica, vertical e horizontal e trabalha na elaboração de projeto de sinalização viária dos bairros Bela Vista I e II. Um estudo de viabilidade para aquisição de e instalação de radares também está sendo feito. Até o final de março, foi realizada a instalação de 180 placas e 38 manutenções de semáforos.
O Sistema de Estacionamento Rotativo “Faixa Azul” também está sendo ampliado com a integração de novas ruas e praças. Com apoio da Polícia Militar na fiscalização e divulgação de pontos de venda, foi verificado em janeiro um aumento de aproximadamente 100% na vendagem do talão se comparado ao mês de dezembro de 2012 com valor bruto arrecadado de quase R$ 100 mil.
A secretaria agiu de forma proativa nesses primeiros três meses realizando operações de fiscalização juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Foram retirados cones, cavaletes e outros equipamentos que atrapalhavam as vias públicas. Atualmente a operação também abrange a colocação errada de caçambas e veículos estacionados nas calçadas. No final de março também foi colocada nas ruas a Patrulha do Sossego com o objetivo de combater a poluição sonora.
Com informações de Ascom Prefeitura Municipal