Prefeitos de 18 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Educação, SRE, foram convidados para reunião de assinatura para repasse de verba para manutenção e custeio de transporte escolar das cidades na manhã desta segunda-feira, 15, na sede da SRE. O recurso é proveniente do Governo Federal através da secretaria de Estado da Educação.
Sete Lagoas vai receber pouco mais de R$ 100 mil que serão repassados em duas parcelas a partir de maio. Os municípios recebem valores diferentes de acordo com a realidade de cada cidade. Para alguns prefeitos o auxílio é repassado em parcela única.
A diretora da SRE, Adriana Ferrari, mediou o encontro e explicou que “a superintendência não tem distinção entre município e Estado, somos todos pela educação. Do 1° ao 5° ano a responsabilidade é da prefeitura, mas se não conseguir o Estado vai inserir o aluno até que o município comprove condições de absorver”.
Sete Lagoas tem hoje aproximadamente 16 mil alunos na rede municipal e outros 26 mil na rede estadual de ensino. Os municípios beneficiados com o recurso e que estiveram representados no encontro são: Araçai, Baldim, Capim Branco, Caetanópolis, Cachoeira da Prata, Cordisburgo, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Paraopeba, Sete Lagoas e Pompéu.
Os gestores das cidades de Inhaúma, Fortuna de Minas, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Funilândia também têm direito ao repasse, mas não compareceram para assinatura do convênio.
Por Marcelo Paiva