A declaração do secretário de esporte César Maciel que o prefeito Marcio Reinaldo vai abrir para a população a decisão do que será feito com o ginásio coberto Márcio Paulino gerou uma campanha na internet. De acordo com César ainda está em estudo uma forma de a população participar e definir, através de votação, qual a destinação do espaço que está interditado com os banheiros e vestiários quebrados.
O biólogo e professor Ramon Lamar defende a permanência e uma reforma do ginásio sob a alegação de que os atletas precisam de um espaço central. “Façam o que foi prometido no governo anterior, a reforma. Os atletas precisam de um lugar central para treinar, muitos sequer têm condição de comprar material esportivo e não recebem ajuda alguma. Já patrocinei o time feminino de vôlei por três anos e sei das dificuldades. Na hora “H”, a prefeitura não as inscrevia (faltava às reuniões do JIMI) ou não providenciava transporte. Depois é hora de cobrar desempenho nas Olimpíadas”, comentou Lamar.
O ex-secretário de Meio Ambiente, Cláudio Busu, foi mais longe e propôs uma lei de iniciativa popular para que o ginásio seja declarado Patrimônio Histórico, Esportivo e Cultural do Município de Sete Lagoas. Para que o projeto ganhe legalidade e seja protocolado são necessárias, no mínimo, oito mil assinaturas.
Várias pessoas também se manisfetaram a favor da permanência do ginásio. Veja abaixo o texto completo que Busu publicou em uma rede social propondo o projeto.
Cláudio Busu
Pessoal, estou propondo que juntemos 8000 assinaturas (mínimo necessário para protocolar o projeto) para o seguinte projeto de Lei de Iniciativa Popular. O que acham?
PROJETO DE LEI Nº ___º/2013
Declara Patrimônio Histórico, Esportivo e Cultural do Município de Sete Lagoas o Ginásio Coberto Dr. Márcio Paulino, dá outras providências.
O povo de Sete Lagoas, no uso das suas atribuições conferidas pela Constituição da República Federativa do Brasil e Lei Orgânica Municipal em seu Artigo 78 propõe o seguinte projeto de Iniciativa Popular.
L E I :
Art. 1º – Fica declarado Patrimônio Histórico, Esportivo e Cultural do Município de Sete Lagoas, o prédio do Ginásio Coberto Dr. Márcio Paulino. Art. 2º – Os bens e patrimônio constante do “Caput” deste Art., somente poderão sofrer alterações, para restauração, benfeitorias úteis e necessárias, bem como, as de embelezamento, sem alteração que os descaracterizem. Art. 3º – O prédio declarado Patrimônio Histórico, Esportivo e Cultural se destinará, exclusivamente, para fins de atividades esportivas, podendo ainda ser utilizado temporariamente para ações culturais e artísticas. Art. 4º – Esta Lei entra em vigor na data de sua Promulgação, revogadas as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
O Ginásio Esportivo Dr. Márcio Paulino faz parte da memória Sete-lagoana constituindo Patrimônio Histórico, Esportivo e Cultural de nossa cidade. Desta forma o povo Sete-lagoano, abaixo assinado, vem propor a sua preservação como forma de garantir a memória de nossa gente para as futuras gerações.
Por Marcelo Paiva