Para as 3.756 famílias que se inscreveram na última edição do programa Minha Casa Minha Vida e que estão ansiosas pelo resultado, a expectativa vai continuar um pouco mais. Depois de terminado o período de registros em 1 de março, a secretaria de Assistência Social ainda está cruzando os dados dos que se inscreveram e finalizando trabalhos internos antes de dar sequência ao programa.
Em nota, a secretaria informou que os trabalhos foram para averiguar a regularidade das inscrições em consonância com os critérios estabelecidos na legislação Federal e aqueles estabelecidos pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social de Sete Lagoas. Foi feito também a realização de trabalho conjunto com banco de dados de outros setores no cruzamento de informações, a fim de verificar se o candidato já foi beneficiário de outros programas habitacionais no município, como no programa municipal de Regularização Fundiária, COHASA e CAIXA.
Finalizando o processo de elegibilidade das inscrições iniciou-se o processo seletivo para atualização cadastral junto ao Cadastro para Programas Sociais, CadÚnico, com convocação agendada das famílias para regularizarem o cadastro. Os agendamentos acontecem até o próximo dia 26.
Ainda segundo a Assistência Social passada essa fase será gerado um relatório contendo dados de todas as famílias previamente selecionadas. O documento será enviado ao Governo Federal para análise e cruzamento das informações em cadastros nacionais, como CADIN, RAIS, FGTS, SIACI.
As famílias que se enquadrarem no Programa, sem nenhum impedimento legal, serão convocadas para a fase final do processo. Nessa etapa acontece apresentação dos documentos do responsável familiar e do cônjuge para elaboração de dossiê que vai para a Caixa Econômica Federal, CEF, com conclusão até meados do mês de maio. A partir deste momento a CEF conduz o processo junto às famílias e formaliza os contratos.
Por Marcelo Paiva