Os 588 municípios inscritos no Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, entre eles Sete Lagoas (MG), assinaram com o Governo de Minas, nesta segunda-feira (22), no Auditório JK, o Acordo de Cooperação Técnica para a execução do programa. Os municípios que aderiram ao programa terão inúmeros benefícios, como capacitação técnica, diagnósticos virtuais ou presenciais, apoio para realização de projetos e participação em prêmios de qualidade.
O prefeito Marcio Reinaldo foi um dos convidados da cerimônia e compareceu acompanhado dos secretários municipais de Obras Públicas, Arnaldo Nogueira, e Planejamento, Orçamento e Gestão, Gil Rosa. Durante a reunião, o governador Antonio Anastasia anunciou novas linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) que somam R$ 700 milhões para apoiar os investimentos dos municípios em infraestrutura, saneamento, edificações públicas, máquinas, além de modernização administrativa. A linha de crédito será oferecida aos 853 municípios.
Gratuito para as prefeituras, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pretende compartilhar com os gestores municipais as boas práticas de administração implantadas pelo Governo de Minas a partir de 2003, com o Choque de Gestão. O objetivo é contribuir para a realização de uma boa administração, utilizando técnicas modernas de gestão, com foco em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão, com respostas efetivas para as demandas da sociedade.
As inscrições foram abertas em 21 de novembro de 2012, durante o 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos e 588 municípios se inscreveram. Destes, 108 são da região Central, 101 da Zona da Mata, 97 do Sul de Minas, 71 do Norte de Minas, 64 do Rio Doce, 48 dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 42 do Centro-Oeste, 27 do Triângulo Mineiro, 15 do Noroeste de Minas e 15 do Alto Paranaíba.
Com informações de Ascom Prefeitura