Em Sete Lagoas, as secretarias de Meio Ambiente e de Saúde programaram palestras e ações de conscientização e esclarecimento sobre os danos causados pela excessiva exposição aos ruídos, desenvolvidas no decorrer do mês. Nesta quarta feira, 24 de abril, a partir das 8h30, na Orla da Lagoa Paulino, em frente ao CAT, está programada a ação de encerramento da campanha, com distribuição de brindes e material informativo.
A ação visa mostrar de maneira lúdica e prática os danos que a exposição excessiva aos ruídos que nos cercam no dia a dia podem causar ao longo da vida. Em 2012 a comunidade sete-lagoana foi sensibilizada sobre a campanha do INAD durante todo o mês de abril, e participou das inúmeras atividades como as blitze educativas noturnas, palestras para os servidores do município, escolas públicas e faculdades da cidade, além de entrevistas nas rádios locais. A Polícia Militar também participa da campanha.
Segundo os dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Militar, as reclamações de poluição sonora provenientes de som automotivo têm aumentado a cada ano, juntamente com a incidência de casos de zumbido e surdez precoce.
De acordo com a fonoaudióloga Luciana Thomsen, fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e coordenadora estadual do INAD 2013 – MG, a prevenção ainda é a melhor maneira de combater esse mal que atinge a cada ano, pessoas com menos idade, elevando o índice de surdez precoce e outros problemas auditivos a níveis preocupantes.
Com informações de Ascom Prefeitura Municipal