Acidentes de motocicleta se tornaram constantes e têm sido vistos também como um problema de saúde pública. Em Belo Horizonte, por hora, pelo menos uma vítima de acidente com moto é atendida no Hospital João XXIII, segundo informações da Assembleia de Minas.
Em torno de 20% das mortes no trânsito no país tem como vitima condutores ou passageiros de motocicletas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os acidentes de moto no país custam, em média, R$ 50 mil aos cofres públicos, de acordo com dados pesquisados pela PUC/SP.
A proposta da criação de uma semana de conscientização em relação a essa realidade é do vereador Marcelo da Cooperseltta. “Para prevenir e conscientizar proponho a Semana de Combate e Prevenção a Acidentes de Moto, a ser realizada entre os dias 22 e 27 de julho (período em que se comemora o dia do Motoqueiro)” disse o verador.
Segundo a proposta a “Semana Municipal de Combate e Prevenção aos Acidentes de Moto” terá ações preventivas e campanhas educativas visando a diminuição desses acidentes.
Com informações Ismael Santos.