A Polícia Rodoviária Federal em Sete Lagoas realizou de 17 a 20 de abril uma Operação de Combate ao Crime direcionada à fiscalização de veículos clonados, conhecidos como “dubles”. Na maioria das vezes os veículos são utilizados em assaltos além de outros crimes.
Na primeira ocorrência, divulgada pelo SeteLagoas.com.br, dois homens seguiam pela BR-040 em um veículo Honda CRV, de cor preta com placas EEI-6643- São Paulo/SP. Ao fiscalizar o veículo, a PRF percebeu que as placas de identificação pertenciam a um Kia/Sportage LX 2.0, também de cor preta, e que o veículo Honda CRV possuía queixa de roubo. O condutor, S. C., de 32 anos e o passageiro L. C. L. O., de 37 anos transportavam 1.450 peças de roupas da marca “Adidas” provavelmente falsificadas, pois não portavam notas fiscais. Os ocupantes foram presos e encaminhados juntamente com o veículo e mercadorias à Delegacia de Polícia Civil.
A segunda ocorrência foi com um Fiat/Siena, EL Flex, cor preta, abordado e fiscalizado com a placa ETB-6280 de Campinas/SP com dois ocupantes, conduzido por W.C., 33 anos e passageiro S. G. M., 23 anos. Após fiscalização constatou que o veiculo estava adulterado nos vidros, chassi e etiquetas niv. Após checagem do número do motor que não estava adulterado, constatou-se que o veiculo se tratava de outro veículo de mesmo modelo e cor, mas com queixa de roubo, sendo que a placa original do veiculo seria EGM-7398/SP, tomado de assalto em 19 de janeiro em Campinhas/SP. Ocupantes e veiculo foram encaminhados à delegacia de Policia Civil de Sete Lagoas.
O terceiro caso foi com a apreensão de uma Fiat/Strada, cor prata, que utilizava a placa EFQ-1592/SP. Após vistoria a PRF observou diversos componentes com ano de fabricação diferente do ano do veículo. Adulteração também no chassi e número do motor. A marcação original do niv (chassi) é de um veículo com placa EMJ-1788/SP, de mesma marca, modelo e cor, furtado em São Paulo. O condutor V. M. L., relatou ser funcionário da Prefeitura Municipal de São João da Ponte, no norte de MG, e que o veículo pertencia a comerciante local e era alugado pela prefeitura pelo valor de R$ 2.500,00 por mês e a pick up ficava à disposição do secretário de transportes da citada prefeitura. Condutor e veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas.
Além dos três veículos com queixa de furto/roubo que foram recuperados, outros quatorze foram apreendidos por outros motivos, sendo que três, um GM/Vectra, um Kia/Mohav e um Fiat/Palio tinham restrição judicial de circulação, transferência e licenciamento, pois seus proprietários são alvos de processos no TJMG, por dívidas trabalhistas.
A PRF também recapturou os foragidos da justiça S. R. F, 50 anos e R. S. S, 46 anos. A. B., 31 anos e D. S. S., 27 anos, ocupantes do Honda/Fit foram presos com 50 gramas de maconha, R$ 886,00 e três celulares. E os dois condutores P. H. B. S., 32 anos; e F. P. S., sem idade identificada também foram encaminhados à Polícia Judiciária por apresentarem Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) falsas.
A operação contou ainda com abordagem e fiscalização de 971 veículos, fiscalização de 1156 pessoas, 87 autos de infração, 22 CRLV´s retidos e 78 testes de etilômetro realizados, sendo que nenhum condutor foi autuado por embriaguez.
por Juliana Nunes