Procura-se terreno entre cinco e seis mil m² na cidade para a construção de escolas de ensino médio. Três unidades com obras orçadas em R$ 2,8 milhões aproximadamente aguardam apenas a doação do terreno pelo município para serem erguidas na cidade. Os bairros Cidade de Deus, Barreiro e Iporanga serão os contemplados, de acordo com estudo feito pela Superintendência Regional de Ensino, SRE, braço da secretaria de Estado de Educação na cidade.
O levantamento é feito anualmente pela Superintendência para apontar quais localidades do município demandam de escolas. No bairro Cidade de Deus a prefeitura já teria disponibilizado um terreno que atendesse as exigências do Estado para a construção. Ainda segundo a diretoria da SRE “trâmites burocráticos para a doação do espaço estariam sendo tomadas para viabilizar o início das obras”.
As comunidades do Barreiro e do Iporanga não tiveram a mesma sorte e a falta de espaço adequado nos dois bairros impede o avanço das tratativas. No Barreiro estaria em estudo a desapropriação de alguns imóveis na área central do bairro. No Iporanga a prefeitura apresentou dois imóveis que foram descartados pelo Estado por não atenderem algumas exigências.
As escolas a serem construídas em Sete Lagoas têm entre 10 e 12 salas de aulas, quadra esportiva e toda estrutura de acessibilidade. Os prédios são padronizados pelo Departamento de Obras Públicas do Estado, DEOP, e as obras demoram cerca de dois anos após regularizada documentação que oficializa a doação.
A assessoria de imprensa da Prefeitura foi procurada para atualizar as informações sobre os espaços a serem doados para o Estado. Até o fechamento desta reportagem não nos foi enviada uma resposta. Apesar de os recursos já estarem garantidos existe a possibilidade de o município devolver o montante se não apresentar os terrenos para a construção das escolas.
Por Marcelo Paiva