Equipamentos para montar uma academia ao ar livre estão guardados há algum tempo no ginásio Márcio Paulino. De acordo com a secretaria municipal de Esportes, os aparelhos são para uma academia que será concluída no Nova Cidade. Os bairros Barreiro e Montreal também estavam na programação para receber o atrativo que foi adquirido na administração passada. Os aparelhos estão embalados desde o ano passado quando deveriam ter sido instalados em suas regiões.
Custeadas pelo município, as academias custaram aproximadamente R$ 20 mil, cada uma. Apenas a unidade instalada na orla da Lagoa do Boa Vista foi doada pelo Governo do Estado. Já existem unidades na Av. Norte Sul (bairro das Indústrias) praça da Feirinha, e nas Lagoas da Catarina e do Cercadinho.
O atual secretário de Esportes, César Maciel, fala em continuidade administrativa para instalar os aparelhos restantes. “Estes equipamentos (guardados no ginásio) estão em fase final de implantação. Estamos finalizando algumas questões para que sejam instalados em breve”, garantiu o secretário.
Sobre o projeto de colocar profissionais para orientar os usuários das academias, também iniciado pela antecessora Lídia Lane, César informa que “será um profissional formado e alguns estagiários. Estamos finalizando uma parceria com o Unifemm para que alunos de educação física realizem esse trabalho”, finaliza.
Tentamos falar com Lídia Lane para saber o motivo de os equipamentos não terem sido instalados ainda durante sua gestão. Mas não houve retorno das ligações. As academias possuem dez aparelhos para diferentes tipos de exercícios.
Por Marcelo Paiva