Soluções práticas para desafios reais. Foi desta forma que o Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM encontrou para estimular seus futuros alunos sobre o papel de um profissional no mercado de trabalho. A campanha “Desafio UNIFEMM”, que integrou o vestibular do 1º Semestre de 2013, anunciou esta semana em suas redes sociais os nomes dos vencedores. Eles foram premiados não só com brindes e visitas técnicas, mas, principalmente, com um estágio remunerado nas empresas parceiras do projeto.
“Mais do que uma instituição de ensino, o UNIFEMM é um polo de produção de conhecimento. E sabemos a importância de difundirmos esse mesmo conhecimento como forma de contribuição à nossa sociedade. Através do Desafio UNIFEMM, conseguimos colocar em prática boas ideias, contribuindo para as melhorias dos processos produtivos das empresas e do desenvolvimento sustentável regional”, afirmou o Reitor do UNIFEMM, Antônio Bahia de Castro Filho.
A campanha lançou quatro desafios formulados dentro das próprias empresas parceiras (IVECO, Tecnosulfur, TOTVS e Unimed) a partir de problemas enfrentados no cotidiano de seus funcionários. Até o resultado final, os vencedores passaram por duas etapas: a primeira era cadastrar sua solução para um dos problemas apresentados. Caso selecionado, o segundo passo era, além de ser aprovado no vestibular do UNIFEMM, apresentar sua proposta de forma criativa à empresa escolhida e convencer seus diretores de que seu projeto era viável.
O resultado da campanha “Desafio UNIFEMM” foi uma integração entre o mundo acadêmico e a prática do mercado de trabalho. “Nossos projetos em parceria com o UNIFEMM são de longa data, como Sempre um Papo, realizado desde 2008 no campus. No caso do desafio, a oportunidade vai além dos projetos usuais, e une o incentivo ao desenvolvimento e investimento na educação à possibilidade de prática. O maior benefício é já despertar nos alunos essa interação com o mundo empresarial, a inovação em projetos e processos aliados à marca Iveco”, garantiu Claudio Rawicz, Diretor de Comunicação da Iveco Latin América.
Selecionados – Quatro novos alunos do UNIFEMM saíram vencedores do desafio. Lucas Antunes de Araújo, estudante de administração, foi o escolhido pelo desafio da IVECO. Ana Luisa Soares de Souza apresentou a melhor proposta para a TOTVS, Amanda Moreira selecionada pela Unimed e Douglas de Oliveira Facundo pela Tecnosulfur.
“O que me motivou a participar foi a premiação tentadora que a Tecnosulfur ofereceu aos participantes: uma bolsa de estudo de 50% do curso de graduação e o estágio na empresa. Estes são quesitos fundamentais para que eu realize um dos meus sonhos, que é me graduar na área de engenharia”, garantiu Douglas Facundo. Apesar dos estágios iniciarem apenas a partir do próximo semestre, os alunos selecionados já tiveram os primeiros contatos com as empresas parceiras, e começaram a usufruir das premiações, como a bolsa de 50% do curso de graduação.
Com informações de Ascom Unifemm