O grande movimento nas ruas centrais da cidade no último fim de semana, por causa do dia das Mães, explicita a falta de consciência de boa parte da população que insiste em jogar lixo no chão não importando onde esteja. Mesmo com equipes da Vina fazendo a varrição na região central, foi possível ver pontos com grande acúmulo de lixo.
Vários leitores enviaram flagrantes da falta de educação de quem joga lixo no chão. Na imagem acima é possível ver que a lixeira não suportou o excesso e grande parte do lixo ficou espalhado no chão, próximo a Praça Alexandre Lanza, no centro.
Boa parte do material descartado pelos pedestres é de panfletos comerciais e descartáveis, como copos. A poucos metros da lixeira lotada uma equipe da Vina faz a varrição próximo ao colégio Arthur Bernardes. Uma varredora que faz o serviço no centro da cidade afirma que mesmo após varrer um determinado local, pessoas descartam lixo no chão que acabou de ser limpo. “Se o pessoal ajudadasse ia ser melhor e ficaria limpo por mais tempo”, diz resignada com o desleixo dos pedestres sujões.
Diante do grande movimento no comércio, ainda mais, em datas comemorativas a certeza que fica é que: pode-se colocar uma equipe de varrição em cada esquina do centro, mas se a população não fizer sua parte e jogar o lixo no lixo não vai adiantar a mobilização dos servidores da limpeza se tornando inviável vivermos em uma cidade limpa e melhor para todos.
Por Marcelo Paiva