Desta terça-feira 14 até a sexta-feira, 17, Sete Lagoas será sede da capacitação da Rede Amamenta Brasil. Na quinta-feira, 16, será a vez das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Luxemburgo e Cidade de Deus sediarem o evento. Uma parceria firmada entre União, Estado e Município vai levar a importância do aleitamento materno aos profissionais da Atenção Primária. O objetivo do evento é fortalecer, ensinar e orientar aos profissionais sobre a importância da amamentação.
Eliane da Costa Melo Badaró, Diretora da Atenção Primária, explica que se o município cumprir integralmente todos os requisitos necessários, ele irá receber o certificado da Rede Amamenta Brasil. “Sete Lagoas monitora hoje uma média de duas mil mães que estão em aleitamento materno exclusivo. O atendimento a essas mulheres é dividido entre as 47 unidades de saúde do município. Todas as unidades já adotam rotineiramente os procedimentos previstos na Rede para orientar as mães quanto à importância da amamentação”, ressalta Eliane.
A diretora explica ainda que a cidade já vinha em um processo de construção de uma política de aleitamento materno para suprir a necessidade de trabalhar ações na atenção primária. “Essa capacitação é uma combinação de investimentos do estado, receptividade do nosso município e engajamento dos nossos profissionais de saúde”, disse a diretora lembrando que a Rede tem se fortalecido em todo o Brasil, o que se reflete diretamente na saúde da população.
A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, contribuindo assim para aumentar os índices de aleitamento materno no país. Para ser viabilizada, necessita de comprometimento das esferas federal, estadual e municipal.
Com informações de Ascom Saúde