O Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Cultura é uma parceria entre a secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde. O programa pretende discutir a situação da violência e traçar medidas de promoção e prevenção à saúde.
“A proposta inicial do núcleo é discutir a situação da violência no município, para depois traçar medidas de promoção e prevenção aos agravos de saúde em uma abordagem intersetorial”, afirmou Bianca Santana, técnica para a área de violência da Secretaria de Saúde.
O trabalho do núcleo envolve uma abordagem intersetorial, com a participação de diversos setores do município. “A abordagem intersetorial envolve as secretarias de saúde e educação, conselhos, a Polícia Militar e Civil, bombeiros, assistência social, promotoria pública, instituições de ensino, entre outros”, ressaltou, ainda, Bianca Santana.
O núcleo de Sete Lagoas está sendo desenvolvido através da intervenção do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz, criado pela SES e que atua de forma central, de acordo com Kléber Rangel Silva, referência técnica para a área da Coordenadoria de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da SES/MG.
Com informações Secretaria de Estado de Saúde.