A secretaria de Cultura e Comunicação Social de Sete Lagoas foi informada, na última semana, através da diretoria do Centro Cultural Nhô Quim Drummond – Casarão, de um novo golpe que estaria sendo aplicado nas escolas públicas da cidade e região; a fraude do Salão do livro.
Segundo o diretor do Casarão, Leandro Lupiano de Abreu, algumas escolas da cidade e de cidades vizinhas como Caetanópolis e Paraopeba, receberam a visita de um senhor muito bem vestido e de boa conversa, identificado como Edjalma de Oliveira, funcionário da Prefeitura de Sete Lagoas, que estaria supostamente à frente da organização de um Salão do livro a ser realizado nas dependências do centro Cultural Casarão em Sete Lagoas. De acordo com uma das escolas visitadas pelo produtor do evento, o mesmo solicita à escola uma lista com nomes e endereços de alunos, e de posse de uma lista dessa natureza já efetuou visitas à casas de alguns alunos para vender livros.
Ao ser procurado por uma escola de Paraopeba que buscava mais informações a respeito do evento, o Diretor do Centro Cultural constatou que não havia nenhum agendamento para eventos dessa natureza no local. Entrou em contato com a Prefeitura, Secretaria de Educação e demais instituições que pudessem ter articulado tal evento e constatou o golpe.
A Câmara Mineira do Livro, ao ser consultada pelo Diretor do Casarão se manifestou com a seguinte nota: “A Câmara Mineira do Livro realiza eventos literários há mais de 40 anos em minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte onde estamos sediados. (…) nossos principais eventos são a Bienal do Livro e o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. A despeito do bom propósito da idéia de um Salão do Livro em Sete Lagoas, A Câmara Mineira do Livro, NÃO possui eventos literários planejados para essa cidade nem mesmo para esse espaço cultural.”
A Prefeitura informou em nota que não está realizando nenhum evento deste caráter e que esta pessoa não está autorizada a falar ou agir nesse sentido. Caso alguma escola receba a visita desse homem ou de qualquer outra pessoa para tratar do assunto Salão do livro no Centro Cultural Casarão, a prefeitura orienta a escola a acionar a polícia imediatamente e comunicar a medida pelo telefone 3772-3878.
Ascom Prefeitura de Sete Lagoas