Josimar Moreira, de 25 anos, trabalha há um mês no serviço de limpeza urbana de Sete Lagoas. Ele anda de patins há cerca de 15 anos e resolveu levar o hobby para o novo emprego, na empresa Vina.
Moreira trabalha de segunda a sábado, das 7h às 15h20 pelas ruas do bairro Boa Vista. Assim que começa o serviço, ele troca as botas gastas pelo par de patins. Segundo ele, assim é possível terminar suas funções mais rápido que os colegas. “Já aconteceu de ser três em um caminhão e eu juntar o lixo de todos os bairros sozinho”.
O gari também considera que fica menos cansado. Além disso, todas as pessoas que cruzam com o funcionário deslizando pelas ruas parecem aprovar. “Uma vez eu passei em um bar, tinha uma turma de umas 20 pessoas em uma mesa, e todo mundo começou a bater palma para mim. Foi bacana”, comemora.
Para Josimar, o serviço de gari é simples: eles recolhem os lixos das ruas e os concentram em um só ponto, onde o caminhão pode passar e levar tudo de uma vez. Ele confessa que patinar só fica difícil quando as sacolas estão muito pesadas. “Aí não é fácil não, tem que ter habilidade e resistência”, finaliza o gari patinador.
Com informações de TV Record