A drenagem da água da lagoa da Boa Vista para obras de desassoreamento facilitou e incentivou pescadores de ocasião da região. Desde que a água baixou o número de pessoas que tenta pegar os peixes aumentou muito. Em alguns pontos da lagoa é possível “pescar” com a mão.
Mas a farra da pescaria pode sair cara, inclusive com o contágio de doenças por causa da contaminação da água. Por isso, equipes de guardas municipais se revezam percorrendo a orla da lagoa e informando sobre os perigos do consumo dos peixes. “A gente está esclarecendo ao pessoal porque como a água está contaminada o peixe está impróprio para o consumo. Se persistirem, serão necessárias outras medidas, como o recolhimento do material ”, informa a GCM Lúcia durante fiscalização nesta segunda-feira, 27.
Um dos pescadores disse que no domingo, 26, pegou aproximadamente dez quilos de peixe na Boa Vista. “Vendi alguns e guardei outros”, disse sem se importar com a restrição. O consumo do pescado pode causar de uma leve diarreia até leptospirose.
Com a drenagem e a abertura da comporta as águas do reservatório da Boa Vista foram para a lagoa José Félix (do Náutico). As obras de revitalização do complexo estão previstas para terminarem em novembro, no período chuvoso, quando a Lagoa novamente deve voltar a encher.
Por Marcelo Paiva